domingo, 20 de janeiro de 2013

Por que eu formo casais em shounens?

 
Mais casais como esse podiam acontecer. Não entendeu? Leia o post =P

Yo minna! Tudo bem com vocês?

Geralmente os meus posts são grandes, então se estiver com preguiça de ler, vasculhe o blog e encontre outras coisas legais.
Quem tem acompanhado minhas reviews sobre os animes das temporadas, deve ter notado que eu costumo apontar casais, mesmo quando eles não acontecem. Hoje, quem sabe, fique um pouco evidente o motivo de eu insistente e talvez irritantemente fazer isso.

O motivo talvez seja porque eu gosto ou gostaria de ver romances em shounens.

“Ah! Mas Maya-chan, você é mulher, então você vê o mundo sob um olhar romântico”. Ok, eu concordo, mas também discordo. Não é por causa disso. Realmente, eu confesso que adoro assistir comédias românticas e romances e que, às vezes, coisas muito melosas recebem minha atenção. Mas como eu disse antes, não é exatamente por isso.

O fato de, pelo menos eu, ter essa tendência a enxergar ou até forçar um romance nesse tipo de demografia dos animes é porque o amor é uma coisa que acontece naturalmente. As pessoas crescem e se apaixonam. Todo mundo procura a tampa da sua panela, a metade da laranja, o chinelo para o pé cansado.

Eu só quero deixar bem claro que eu não quero que em um battle shounen, por exemplo, as lutas deixem de acontecer pra um casal se desenvolver. Se eu quisesse ver o passo a passo do avançar de uma relação eu ia procurar um shoujo ou josei.

Comparando todos os animes que eu já assisti, provavelmente a maioria foram shounens. Ou seja, posso dizer que é o meu tipo de anime preferido. Mas que culpa eu tenho que os criadores fazem personagens que se combinam tanto?

Bom, eu falei, falei, mas não expliquei nada. E para chegar onde eu quero, eu vou dar um exemplo: Fairy Tail. Um battle shounen onde casais se formam, mas que não perde o foco principal.

Hiro-sensei deixa muitas pistas dos reais sentimentos de seus personagens. Levi se sente irritada por não ser notada como quer pelo Gajeel. Elfman e Evergreen parecem estar começando a se apaixonar. Juvia em um amor unilateral (?) por Gray. E a toda poderosa Erza envolvida com Jellal [quem não se lembra do quase beijo dos dois?].

E a melhor parte é que Hiro Mashima não ficou só nos ‘quase’ casais. No início do anime (porque eu não leio o mangá), nós víamos a Bisca e Alzack [imagem do post] claramente se mostrando apaixonados, mas sem coragem de se declarar um para o outro. Contudo, depois do time skip, vemos Bisca e Alzack casados e com uma filha! E é aí que meu desejo se tornou real.

Hiro Mashima foi incrível em relação a esses dois, ele fez um casal e não precisou de muitos esforços para desenvolvê-lo. O que basicamente Hiro-sensei fez foi: um homem e uma mulher, que por conviverem, se apaixonam, se casam e tem um filho [filha, no caso]. Simples e perfeito.

Por que é isso que acontece. Em um grupo tão grande de pessoas que convivem entre si, como a guilda, eventualmente alguém se apaixona por outro alguém. Com maiores chances para pessoas do mesmo time [#teamNatsuLucy].

Outro exemplo que eu posso dar é o Asuma e a Kurenai, de Naruto. A gente suspeitava de alguma coisa, e de repente tivemos uma confirmação. E outra vez foi algo simples, sem enrolação. Porque, vamos combinar, ninguém merece a enrolação dos shoujos. Kimi ni Todoke que o diga. E ainda sim eu leio.

E isso é o legal dos shounens porque eles proporcionam para quem não tem paciência de ficar esperando um namoro desenrolar – como eu – que um status de solteiro rapidamente passe para comprometido. Sem drama, sem choro, sem sofrimento.

E é, portanto, desse tipo de romance que eu falo quando digo que quero ver algum em shounens. Um casal que a gente torce, mas que não tira o foco do anime. E não precisa acontecer aquele beijo em câmera lenta digno de efeitos especiais ou Oscar. Um dar de mãos ou um olhar diferente costuma bastar. Eu só quero ter uma certeza de que o casal que eu gosto está junto, só isso.

Ah! Que fique expresso que eu tenho consciência que há enredos que não possibilitam que esse tipo de coisa aconteça. E que, de fato, existem casais impossíveis de acontecer. Fãs de SasuHina, essa é para vocês. Desculpem, mas é verdade.

Então eu acho que um enredo bom, com personagens que se combinam e algumas dicas que os autores costumam nos dar, é o que acaba fazendo com que eu e muitos desejem ardentemente que aquele casal deslanche, mesmo em um shounen. E é por isso que a gente vê tantos SasuSaku [eu! o/], NaruHina [eu de novo!], IchiHime [eu mais uma vez!], IchiRukia, e tantos outros por aí.

Eu consegui expressar de forma clara meus motivos? Se não, sinto muito, eu fiz meu melhor. Se sim, achou minhas razões fracas? Post confuso? Desculpe, é que são tantas coisas para falar que eu acabo me perdendo.

Críticas e sugestões são bem-vindas. Estou pensando em fazer um espaço dos ‘Por quês’. O que acham? Tem algum ‘por que’ que você quer entender de uma visão feminina, talvez? Mande a dica.

As opiniões expressas aqui não refletem uma maioria. Elas são minha visão sobre o assunto. Obrigada por ler até aqui e até mais!


Minha última semana de férias da faculdade. Nãooooooooooooo!!!!!!!!! TT.TT 
Minhas aulas começam dia 29. Por que diabos começar em uma terça-feira?

3 comentários:

  1. concordo totalmente contigo :p sou dessas tbm que fica torcendo para casais em Shonens XD

    ResponderExcluir
  2. http://otaku-trolls.blogspot.com.br/2013/01/campanha-meu-nome-nao-e-zelda.html

    ResponderExcluir